segunda-feira, 30 de abril de 2012

PAP: personalizando tampa de marmitinha II: usando o Photoscape

No dia 15 de março, postei o passo a passo da personalização da tampa de marmitinha usando o Photofiltre. No caso, ensinei a colocar um plano de fundo para nossa tampinha. Agora vamos dar uma caprichada na tampinha?
Desta vez vamos utilizar o Photoscape, um editor de imagens cheio de recursos, porém muito fácil de usar e totalmente gratuito. Eu o uso na maior parte das minhas criações. Se você ainda não o possui, baixe-o clicando no link abaixo:

Depois de devidamente baixado e instalado, vamos começar. Vou utilizar a tampa que ensinei a personalizar no 1º PAP, então vá até http://mariacarlotinha.blogspot.com.br/2012/03/pap-personalizando-tampa-de-marmitinha.html monte sua tampinha salve a imagem já pronta ou use esta da foto: (lembrando que esta tampa é para marmitinha de 250gr). Aqui vão as imagens que usaremos para personalizar esta tampinha que será de uma marmitinha para lembrança de chá de bebê ou nascimento. Salve-os em uma pasta que seja de fácil localização (se possível crie uma só para este projeto, para você não ficar perdida)

Tampinha já com plano de fundo

Outro papel que iremos utilizar

Ribbon

Bebê e cegonha

Texto
1º Abra o Photoscape;
2º Clique em EDITOR;



3º Na janela que se abriu, na parte superior a esquerda, localize a pasta contendo os arquivos que iremos utilizar e que você salvou. Dê um clique sobre a pasta. Em seguida, na parte inferior, os arquivos serão mostrados. Clique na tampinha da marmita já pronta:

Observem bem: Parte esquerda da tela do Photoscape: superior mostra as pastas do seu pc e a parte inferior mostra os arquivos contidos na pasta!
4º Agora, na parte inferior central da tela do Photoscape, há uma barra de ferramentas, onde você encontra as seguintes opções: INÍCIO, OBJETOS, CORTAR e TOOLS. Você irá clicar em OBJETOS;


5º Na aba OBJETOS você irá clicar no botão FOTOGRAFIA, em seguida na opção FOTO... e uma janela se abrirá, para que você localize outros arquivos que você queira incluir no projeto. Localize o arquivo e clique em OK.Vamos incluir nosso segundo fundo, em seguida o ribbon, e outros elementos que iremos inserir na tampa. Ao incluir um objeto, surge uma caixinha no canto da tela, basta dar OK e ele fica marcado com uma caixinha em volta dele. Em cada extremidade dessa caixa há um ponto a ser clicado e arrastado para que o tamanho do objeto possa ser alterado. Clique nas extremidades do 2º plano de fundo que você inseriu e procure posicioná-lo um pouco abaixo da metade da tampa, como na foto abaixo. Devidamente dimensionado, clique no botão FOTO + OBJETOS, em seguida clique na opção COMBINE SUAS FOTOS COM OS OBJETOS e OK. Repita estes mesmos passos para cada objeto que você inserir na tampinha! e não se esqueça de clicar no botão FOTO + OBJETOS!!!


6º Agora vamos inserir um texto na tampinha. Ainda na aba OBJETOS, clique no botão TEXTO (como mostra a última foto da imagem acima). Uma janela para que você digite e personalize seu texto se abrirá. Nela você escolhe fonte, tamanho, cor, sombreamento, etc, tudo para seu texto. Após digitado e formatado, clique em OK. Dimensione seu texto arrastando-o para a posição desejada, aumentando-o ou diminuindo-o e em seguida clique em FOTO + OBJETOS.


7º Seu projeto já está finalizado e deverá ter ficado assim:


8º Agora clique no botão MENU (destacado em vermelho na parte superior direita da tela), em seguida clique na opção SALVAR, e salve seu projeto, imprima, depois me contem como ficou ok? Dúvidas é só dizer!
Em breve posto elementos para personalização de uma marmiitnha dessas para meninas!

20 comentários:

  1. estou tendo um pouco de dificuldade com o ribbon. Fui colocar e ele não ficou igual o seu. Como eu faço para ela ficar sem margem branca em volta, o seu esta certinho. É aprimeira vez que tento fazer. Poderia me indicar um site onde encontro este elementos?
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pulo do gato é o botão Foto+Objetos. Mas antes de clicar nesse botão certifique-se de que a ribbon esteja do tamanho da área na qual você quer colocá-la. Se passar um pouquinho não tem problema, aliás é até bom que passe, pois ao clicar no Foto+Objetos, ele redimensiona tudo automaticamente.

      Excluir
  2. Ola, tudo bem? Adorei sua dica, mas estou com dificuldade em achar novas imagens do ribbon os que achei fica com a margem branca e se for vazado fica branco não fica igual o que eu salvei do seu blog. Vc pode me falar onde consegue as imagens de ribbon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana aqui vão alguns sites onde você pode baixar ribbons legais gratuitamente: (alguns oferecem os kits para scrap compeltos e nesses kits tem as ribbons)
      http://freedigitalscrapbooking.com/
      http://graphicssoft.about.com/od/digitalscrapbooking/ig/Sweetie-Pie-Kit/8-Flat-Ribbons.htm
      http://tootlebugz.com/?p=125

      Excluir
    2. Outro detalhe: os ribbons devem ser em formato PNG, que são imagens sem fundo!

      Excluir
  3. Boa tarde Carla,

    Obrigada por disponibilizar esse pap maravilhoso p gente.
    Carla tenho uma dúvida, estou querendo personalizar uma marmitinha só que a figura que escolhi tem um fundo branco.como vc tira o fundo branco sem tirar o branco que tem no interiro da imagem??

    Desde já muito obrigada.

    um grande abraço.

    Carla Maria

    ResponderExcluir
  4. Carla Maria,
    utilizo um programa chamado PaintNet (disponibilizado para download gratuito no www.baixaki.com.br). Dá uma olhadinha no passo a passo que vou postar ensinado.
    Mas preferencialmente use uma imagem em formato PNG, ou seja, sem fundo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla, visitei hoje pela primeira vez o seu blog e achei o máximo também sou uma apaixonada por artesanatos... Consegui fazer certinho esta tampa de marmitinha, estou começando a fazer lembrançinhas personalizadas... e ate então eu não conseguia fazer a arte pois eu tentava fazer no photoshop e não conseguia... Gostaria de saber se você tem apostilas a venda, você escreve de uma maneira dinâmica e faz ate parecer fácil, parabéns pela boa vontade de ensinar oque sabe

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE SABER SE EU VOU IMPRIMIR DIRETO NA TAMPA DA MARMITINHA OU VOU IMPRIMIR NA A4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imprima no papel adesivo A4 ou outro papel um pouco mais durinho que uma folha a4 comum, como papel cartão, por exemplo, só que aí você vai ter que colar manualmente com cola ou fita dupla face. Vou colocar um post dentro de algumas horas ensinando o pulo do gato da tampa da marmita. Fique de olho!

      Excluir
  7. Olá! me tira uma duvida devo imprimir direto na tampa da marmitinha ou em papel adesivo

    ResponderExcluir
  8. olá!Carla adorei o seu blog!super pratico!consegui fazer minha primeira arte,,,só tem uma dúvida..como agente faz pra tirar do molde da marmita as medidas que fica em cima do molde limpo>>porque quando salvei o projeto final,ficou o fundo branco atras e as medidas em cima...
    att
    meu e-mail:estilobabypb@hotmail.com
    Bjnhosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta para você e para todas:
      1º Salve um molde que tenha uma boa resolução. E na hora de imprimir, sempre imprima com sobras, porque você vai cortar o papel bem rente a tampa da marmitinha, acompanhando o desenho dela, e descartar esse pedaço que sobra.
      2º Sempre imprimam em papel adesivo, fosco ou brilhante, tanto faz. Você pode utilizar outros papéis, mas vamos combinar que o adesivo é uma praticidade só né!
      E fiquem atentas porque agora retomei o blog e estou voltando com força total. Logo vou colocar um post ensinando o passo a passo da impressão e como colar o rótulo da tampa da marmitinha!
      Bjsssss enormes a todas!!!

      Excluir
  9. Ai que bom q voltou adorei suas dicas preciso trabalhar e me encontrei nessa área tbm de arte digital.Estou com umas dúvidas de como começar.Por favor me ajude:
    Qualquer impressora consigo fazer? Não posso usar só o PhotoScape? Gostaria de começar só com as marmitinhas, mas é só o rotulo ou a embalagem que vai? bjs depois pergunto mais coisas pois as dúvidas são muitas Obrigado tá Debora0310@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, vamos as suas dúvidas!
      A impressora deve oferecer uma boa resolução de impressão. E na hora de imprimir, sempre imprima em modo normal, se seus cartuchos estiverem cheinhos, se ver que a impressão nesse modo já não está legal, imprima em modo otimizado. Se for uma arte que tiver fotografia, imprimo em modo otimizado.
      Você pode usar o PhotoScape para muitas coisas, mas esta parte de colocar um fundo no rótulo da marmitinha, só com o PhotoFiltre, ou Photoshop.
      Quanto as marmitinhas, é o rótulo da tampa e embalagem, pois elas são vendidas assim. Uma boa é comprá-las nessas lojas especializadas em artigos de isopor, plásticos, etc. pois ficam mais baratas do que se compradas em lojas de artigos de artesanato.

      Excluir
  10. Nossa vc Está de parabens!!!!! estou organizando a festinha da minha filha e por puro acaso enconei seu blog> Ao ler os comentários e suas respostas fiquei emocionada. Vc é peça rara, neste mundo tao capitalista.... Parabens desejo a vc muito sucesso .... Continue assim vc faz a diferença neste mundo de meu Deus....

    ResponderExcluir
  11. Olá Carla, td bem?
    Perfeitas as dicas para fazer a tampa da marmitinha, está me ajudando muito com as lembranças do aniversário de 2 anos do meu filho, mas eu queria mais uma ajuda sua... estou precisando colocar um rótulo bem bonitinho na tampinha, para escrever o nome dele, mas não achei nenhum molde q eu possa usar... sabe onde posso encontrar para personalizar no photo scape? Sei q isso deve ser mesmo muito simples, mas eu procurei e não achei... Se puder me ajudar, ficarei muito grata!
    Obrigada e parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: