quarta-feira, 25 de julho de 2012

Que venham as perguntas!

Tenho recebido muitas perguntas sobre finalização de trabalhos, que produtos utilizo, etc.
Então criei este post especialmente para esclarecer dúvidas, repartir conhecimento, afinal de contas, ainda estou aprendendo! Bom, vamos lá:
1- Qual é a melhor cola para meus trabalhos artesanais?
Uso muito a Cascorez, para quase tudo. Ela rende bastante, é a base d'água, sai com facilidade, não mancha, não é cara (se levarmos em consideração que ele rende muiiito) e cola quase tudo. Eu a uso em madeira, papel, E.V.A, tecido, etc. Sai por cerca de R$ 18,00 o vidro de 1kg.
Cola para Scrap
Cascorez
Mas para trabalhos com scrap, tipo convites, lembrancinhas como marmitinhas personalizadas prefiro a cola própria para scrap. Custa cerca de R$ 4,00 esse vidrinho menor. O maior pode ser encontrado até R 20,00. É livre de ácido, então não mancha o papel.
A Fita dupla face também é uma opção. Mas ainda prefiro a cola.
2- Que tipo de papel utilizar?
Papéis de gramatura s especiais, como:
  • Couché L-1, calandrado(brilho de um lado), próprio para impressão de rótulos. Ótimo para a confecção daquela marmitinha personalizada!
  • Collor Plus: Em cores variadas, são perfeitos para confecção de convites;
  • Duplex (papel cartonado branco de um lado e kraft do outro): ideais para impressão de fotos na frente e desenhos e textos no verso. Muito usado para imprimir tags, caixas e embalagens;
  • Papel fotográfico: Próprio para impressão de fotos e outros trabalhos digitais de alta qualidade. Há dos mais inferiores até os mais caros disponíveis no mercado. Eu aconselho o uso do papel a prova d'água, para não correr o risco de ter um trabalho estragado;
  • Cartolina: É uma das opções mais em conta. Porém não é aconselhada para impressão de fotos. Desenhos e textos, ok, desde que em impressão otimizada; 
  • Papel adesivo: Você pode encontrá-lo com ou sem brilho, a prova d'água, em rolos ou em tamanho A4. A Pimaco é a marca mais conhecida e tem de todo tipo:folhas A4 inteiras ou etiquetas em vários tamanhos, e é possível comprar através do site: www.pimaco.com.br). Já a Glossy oferece esse tipo de papel com brilho e a prova d'água.
3- Como imprimir?
Siga as instruções de uso de cada fabricante. Há papéis que podem ser utilizados em impressoras jato de tinta, já outros não oferecerão a mesma qualidade de impressão se utilizados neste tipo de impressora. Mas a maioria pode ser usada na  impressora  jato de tinta, mas a qualidade da impressão sempre deve ser boa, ou ótima, preferencialmente. Use a qualidade de impressão normal se você for imprimir apenas textos. Modo Rascunho só em último caso!

4- Quais softwares devo usar para edição de imagens e criação de outros trabalhos digitais?
Quando se fala em edição de imagens, todo mundo logo pensa no Photoshop. É ótimo, já o utilizei. Mas desisti, porque além de achá-lo complicadinho e pesado (minha opinião pessoal), seus melhores recursos estão na versão paga e há outros programas totalmente gratuitos que dão conta do serviço tão bem quanto.  Eu tenho vários em meu computador, cada um deles, utilizo para algo diferente:
  • Photoscape: Ótimo. Adoro esse programa! Eu o uso para editar fotos, criar lembrancinhas que levem foto, pois nele é possível incluir máscaras digitais nas fotos, textos e outros objetos, de forma fácil e rápida;
  • Photofiltre: Com este programinha super fácil de usar, crio as tampinhas das minhas marmitinhas personalizadas, rótulos para caixinhas, latinhas e garrafas, etc. Além do mais, meninas, com ele é possível emagrecer, engordar, tirar aquela manchinha desagradável, aquela celulite... É mágico! (e gratuito)
  • PaintNet: Também um bom editor de imagens. Edições simples, como cortar, diminuir ou aumentar fotos eu o uso;
  • Word Artist: Com ele, é possível criar efeitos em textos.
Todos eles estão disponíveis no www.baixaki.com.br e todos são gratuitos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: